terça-feira, 30 de março de 2010

Insinuante + Ricardo-Eletro



Depois que as CASAS BAHIA anunciou uma fusão com o GRUPO PÃO DE AÇÚCAR que tinha cabado de adquirir o PONTO FRIO, foi a vez da RICARDO-ELETRO E DA INSUNUANTE anuciarem a fusão. E já anunciaram que vão investir aqui no Rio de Janeiro. Dizem que pretendem abrir cerca de 30 lojas no Estado, o que vai ser bom, pois vai gerar empregos na base da pirâmide(vendedores,entregadores, estoquistas ), mas por outro lado os funcionários de cargos mais elevados, como compradores vão ter seus cargos extintos ou enxugados, pois não vai ter lógica termos 2 setores de compras na mesma empresa. Então a base da pirâmide vai sofrer, menos mal. Pois ao contrário da fusão do Pão de Açúcar onde não abriram nenhuma loja nova, essa nova empresa que está surgindo vai gerar mais emprego.
Agora o que me preocupa é o fato do monopólio do comercio de eletrodomésticos e eletronicos, pois vamos ficar limitados a 2 grandes "players" do mercado, de um lado o Grupo P.A. e do outro lado o grupo recém formado, e se não houver uma disputa entre eles nós os consumidores vamos perder e até os fornecedores vão perder também, pois se eles combinarem preços de compra ou de venda, formaram um cartel e ai você já sabe o que vai acontecer.
Ainda mais que o senhor todo poderoso do P.A. já disse que apoia a Ministra Dilma, já viu que ninguém vai se meter a levantar a suspeita de formação de Cartel. Mas se o SERRA vencer as eleições...
Bem temos que ficar atentos ao que acontece atualmente no que diz respeito a essas fusões, pois no curto prazo podem não representar nada, mas ao longo dos anos pode ser o fim do direito de escolha do consumidor.

Nenhum comentário:

TV- Anderson Economia

Watch live streaming video from andersoneconomia at livestream.com