terça-feira, 3 de março de 2009

Zona de Conforto




Existe uma coisa chamada zona de conforto, esse é o nome dado a uma posição que o ser humano encontra para se esconder da vida, para se omitir dos desafios que são colocados a sua frente, para abdicar de responsabilidades.
Você identifica uma zona de conforto quando a sua situação é comparada com situações inferiorizadas ou quando olhamos para trás em todos os momentos e temos orgulho da posição que estamos ocupando atualmente.

Por exemplo: uma pessoa tem uma casa pequena com 3 cômodos e diz a todo momento: “Para quem morava em um barraco de madeira, morar aqui está bom”. Pronto, identificamos uma pessoa que está na zona de conforto, ela se esconde atrás desta situação que é cômoda para ela, isso faz com que ela não se sinta obrigada a lutar para conquistar coisas maiores, ou seja, ela não enxerga que ela poderia ter uma casa maior e melhor, ela apenas olha para trás e vê que tinha uma pior.

Quando você ouvir frases como estas: “melhor um pássaro na mão do que dois voando”. Ou "não vou trocar o certo pelo duvidoso”, isso é mais um indício de uma zona de conforto, ou seja, a pessoa está abrindo mão das coisas que ela poderia alcançar, dos lugares que ela poderia ocupar porque onde ela está é mais cômodo, a zona de conforto é mais agradável para ela.
Repare caro Leitor e Leitora deste BLOG quantas vezes a palavra cômodo aparece neste texto, mas é proposital. Porque ZONA de CONFORTO é um termo delicado que encontrei para não usar a palavra ACOMODADA.


Ir em direção a zona de conforto é um destino natural dos seres humanos, temos que lutar para quando entrarmos nela sairmos rapidamente, porque as zonas de conforto são como as “valas” nas praias, você é puxado para dentro delas e luta para sair, ficando exausto, sem conseguir sair, desiste de lutar e acaba desistindo e morrendo.


As comparações ou reflexões em nossas vidas devem ser feita com situações de sucesso e nunca comparar com as situações de fracasso. Com situações futuras e não passadas.


Zona de Conforto: identifique, planeje e saia dela.
Anderson Ferreira

Nenhum comentário:

TV- Anderson Economia

Watch live streaming video from andersoneconomia at livestream.com