terça-feira, 3 de março de 2009

Dicas de Finanças Pessoais



Comece a planejar o seu orçamento familiar


Gastar com prudência e poupar com sabedoria. A fórmula para manter o orçamento familiar organizado seria simples, não fossem os apelos de consumo que tanto seduzem os brasileiros. O que falta, na verdade, é um planejamento eficiente, que permita o controle de gastos, o estabelecimento de prioridades e até mesmo a montagem uma boa reserva financeira. William Eid, professor de Finanças da FGV, mostra como é possível estabelecer metas para realizar sonhos a médio e longo prazos.



Qual a melhor maneira de organizar o orçamento familiar?




A palavra chave para organizar o orçamento familiar é planejamento. Existem alguns princípios básicos para planejar as finanças. O primeiro deles é conhecer adequadamente as receitas e despesas mensais. Normalmente, as pessoas não conhecem esses dois pontos a fundo, sobretudo as despesas. É recomendável que sejam observadas primeiramente as despesas fixas, como aluguel, condomínio e a escola dos filhos, por exemplo. É preciso considerar também as despesas variáveis, como o lazer ou viagens. Para fazer este levantamento de maneira adequada é preciso acompanhar essa movimentação durante algum tempo. Dessa forma, será possível identificar os gastos reais.


O que deve ser feito a partir deste primeiro diagnóstico financeiro?




Depois desse primeiro passo, ou seja, a partir do momento em que a pessoa conhece a própria situação financeira, sabendo o quanto ganha e o quanto gasta, é preciso identificar quais são os objetivos da família. Isso varia a cada caso. O sonho pode ser uma viagem, comprar uma casa ou trocar de carro. Seja o que for, é preciso que seja bem definido e que a decisão seja tomada em conjunto. Além disso, é necessário quantificar esse objetivo, ou seja, o investimento previsto para realizar esse desejo. Feito todo este levantamento, será possível identificar quanto dinheiro a família terá que poupar e quanto poderá guardar.


Acompanhe esta matéria no ICARO QUEIROZ.

Nenhum comentário:

TV- Anderson Economia

Watch live streaming video from andersoneconomia at livestream.com