sábado, 6 de dezembro de 2008

A CPMF acabou e o que mudou?


Caro leitor e leitora deste blog vocês lembram-se da CPMF? Devem lembrar. Era um imposto cobrado quando íamos até o banco sacar ou depositar algum valor. Aqueles centavinhos, que eram descontados no final do mês, e que eram para ser aplicados na saúde.

A arrecadação anual com a CPMF era entorno de R$ 40 bilhões, mas a oposição derrubou a prorrogação desta contribuição no final do ano passado, com a alegação que seria mais dinheiro na mão da população e que os preços seriam reduzidos com a ausência deste imposto.

Pois bem, em abril eu estive reunido com uma amiga chamada JOSI ALVES. Estávamos conversando sobre o socialismo, Karl Marx e capitalismo, e eu disse a ela que os empresários dizem que se o governo reduzisse os impostos eles iriam contratar mais funcionários e reduzir os preços dos produtos, e eu disse que era pura mentira, porque se reduzir os impostos dos empresários eles não vão contratar mais funcionários e nem reduzir os preços, eles vão sim aumentar a margem de lucro de suas empresas. Porque o único meio de aumentar a quantidade de funcionários nas empresas é aumentando o faturamento e reduzir impostos não vai aumentar o faturamento de nenhuma empresa. Ou será que com o fim da CPMF você caro leitor e leitora deste Blog comprou mais feijão ou mais arroz? Com o fim da CPMF você aumentou o consumo na sua casa?

O fato é que a CPMF acabou e a quem perdeu foi o povo pobre, porque a CPMF era cobrada tanto das empresas como das pessoas, dos ricos e dos pobres, mas seus recursos eram para ser investidos na área da saúde, e quem utiliza os hospitais públicos? Os empresários e os políticos da oposição (PPS, PSDB e DEM) votaram contra a prorrogação, dizendo para os mais leigos que estavam defendendo o povo pobre, mas na verdade o povo mais necessitado que ‘SI FU. ”( LULA usou isso então eu também posso).


(Então caro leitor e leitora deste blog, redução de impostos no Brasil significa mais dinheiro no bolso dos empresários, quando eles falam que se o governo reduzisse os impostos iria gerar mais empregos, é pura mentira. Menos imposto é igual a mais lucro. A única forma de gerar mais empregos é aumentando o faturamento, e só se aumenta o faturamento aumentando o consumo).

Nenhum comentário:

TV- Anderson Economia

Watch live streaming video from andersoneconomia at livestream.com