segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Jandira inicia transição da Cultura no Rio


A futura Secretária Municipal de Cultura, Jandira Feghali, realizou, no Planetário da Gávea, no dia 10, a primeira reunião com a equipe de transição. Membros da atual secretaria também participaram e passaram informações e esclarecimentos sobre o funcionamento da pasta.
Segundo Jandira, a cidade encontra-se profundamente fragmentada e sem políticas públicas. Para a futura secretária, é preciso ocupar o espaço público, “carioca não tem medo de praça cheia, mas de praça vazia”.
Outro ponto destacado por Jandira foi a democratização do acesso aos bens culturais. Hoje, os investimentos em cultura concentram-se na região Centro-Sul da cidade. "Temos que levar cultura para as zonas Norte, Oeste e da Leopoldina e para as favelas", ressalta. A futura secretária entende a cultura como um fator de integração para a formação da cidadania. Com essa visão, vai trabalhar pela integração do setor com a educação. "Eu sempre considerei a cultura parte da cesta básica da cidadania", afirma.
Para Jandira, a secretaria precisa ter um pensamento avançado. “A Cultura deve ser um referencial de valores”, disse a futura secretária
A Secretaria de Cultura também terá sua proposta ampliada. Estará presente na coordenação do projeto de revitalização da área portuária, será a gestora do Centro de Tradições Nordestinas e ficará responsável, ainda, pela área de patrimônio histórico.
Outros projetos da futura secretária são a revitalização da Lapa (Lapa Legal); a criação da Casa do Hip Hop e do Centro de Referência da Capoeira; investimentos em formação profissional, no artesanato e na cultura nordestina (cordel); projeto Cinema na Praça e cineclubes nas escolas; criação do selo de casas noturnas para música ao vivo; reabertura dos centros culturais, como o da Rocinha; projeto de formação de platéia estudantil e subsídio às promoções; ampliação dos pontos de cultura; revitalização do projeto Seis e Meia; ampliação de bibliotecas; integração com o carnaval.
A equipe vai seguir trabalhando no Planetário da Gávea até a posse do prefeito eleito, Eduardo Paes, em 1º de janeiro.
Neste período de transição, Jandira seguirá preparando os novos projetos para a pasta. Na próxima semana ela terá encontros com os ministros da Cultura, da Ciência e Tecnologia e da Igualdade Racial.

Nenhum comentário:

TV- Anderson Economia

Watch live streaming video from andersoneconomia at livestream.com