quarta-feira, 26 de novembro de 2008

História Urbana

CACHAMBI
Dando continuidade a postagem sobre a história Urbana do Rio de Janeiro, hoje eu venho falar sobre o bairro do CACHAMBI.


A origem do bairro vem de um arraial chamado Arraial do Cachambi, arraial para você caro leitor e leitora deste blog significa vilarejo ou um conjunto de casas um pouco afastado da Cidade. Esse arraial foi explorado durante 20 anos por Lucídio José Cândido Pereira do Lago ou simplesmente Lucídio Lago que dá nome a uma das principais ruas do bairro. O nome Cachambi é de origem indígena (CAÃÇAMBY) que significa “feixo” ou “laço que amarra capim”. Na fazenda do capão Bispo que ficava situada em uma parte do caminho Caxamby se produzia feno e capim, e usavam um laço para amarrá-los, daí surgiu o nome, que aportuguesando virou CAXAMBY e depois CACHAMBI.


O bairro foi o primeiro a ter uma linha de bondinhos puxados a burros que trafegava pelos subúrbios.


Foi no bairro do Cachambi que LUÍS CARLOS PRESTES e sua mulher OLGA foram presos.


O ex-capitão do exército Luís Carlos Prestes e sua mulher, procurados desde Novembro de 1935 quando se deu o golpe contra o regime conhecido como a Intentona Comunista, foram presos depois de uma armação da Polícia.
A princípio existia a dúvida se Prestes encontrava-se no Brasil até serem efetuadas as prisões do agente do Komintern, Harry Berger, e do secretário do Partido Comunista, Adalberto Fernandes.
Através dos documentos e cartas encontrados em poder de ambos, dissiparam-se todas as dúvidas de que o líder vermelho tivesse se ausentado do Brasil. O local onde se encontrava, porém, era ignorado.
Logo após as autoridades policiais foram informadas de que chegara ao Brasil, em missão especial do Komintern para um entendimento com Prestes, o agente norte-americano Vitor Allan Baron.


Policiais efetuaram sua prisão, conduzindo-o para a Delegacia de Ordem Política e Social. Em todos os interrogatórios a que foi submetido negou-se a indicar o paradeiro de Prestes. O Capitão Miranda interrogou-o habilmente, ao levá-lo para jantar em um restaurante, e conseguiu finalmente a informação que precisava. Luís Carlos Prestes encontrava-se nesta capital, vivendo na clandestinidade com a sua mulher Olga Benário, de nacionalidade alemã, no endereço Rua Honório, casa nº. 270, Cachambi.



(já morei no Cachambi)



Anderson Ferreira

Nenhum comentário:

TV- Anderson Economia

Watch live streaming video from andersoneconomia at livestream.com