quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Quarta-feira: EMPRESAS


Vou contar para você caro e leitor e leitora deste humilde Blog, a história da montadora de veículos AUDI. É interessante principalmente como a montadora veio parar no Brasil:
No final do século XIX, August Horch graduado em metalomecânica, deu início à construção de automóveis dando origem à marca Alemã Horch na primavera de 1899, em Zwickau (perto de Colônia).
Mais tarde em 1932 a Audi viria a integrar a Auto Union composta pela Audi, Horch, DKW e Wanderer. A Auto Union utilizava como logótipo os quatro anéis interligados, como símbolo da junção das quatro marcas. As fábricas da Auto Union seriam bombardeadas no decorrer da II Guerra Mundial, ficando parcialmente destruídas.
A partir de 1987 começou a haver uma diminuição nas vendas, para isso contribuiu em grande parte uma reportagem do programa de televisão Americana: 60 Minutos. A reportagem afirmava que os modelos Audi podiam levar a uma aceleração não intencional, isto se devia à proximidade dos pedais de travagem e aceleração. Isto na Europa não se revelou um problema, visto que sempre se utilizaram mudanças manuais ao contrário dos Estados Unidos que possuem normalmente mudanças automáticas e por isso apenas dois pedais.
A história da Audi no Brasil começa em 18 de novembro de 1993, quando o tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, oficializa em Ingolstadt, na Alemanha, o acordo operacional entre a Senna Import e a Audi AG, dando início, em março do ano seguinte, à importação e venda dos carros Audi no Brasil. Tratava-se de um grande desafio, pois, apesar de responsável por inúmeros avanços na história do automóvel, a Audi ainda era uma marca desconhecida no mercado brasileiro.

Em março de 2005, a Audi AG assumiu 100% dos negócios da Audi no Brasil. A Partir deste momento surgia a Audi Brasil Distribuidora de Veículos. Agora uma empresa Multinacional disposta a dar seqüência ao sucesso que a marca adquiriu no país ao longo dos anos.

Neste período, os carros Audi tornaram-se objeto de desejo dos brasileiros. A marca tornou-se sinônimo de tecnologia e modernidade, passando a participar ativamente do segmento dos carros de luxo do país.
(Mas vocês já repararam que a gente já não vê mais tantos A-3 pelas ruas? Isso aconteceu porque o Audi A3, grande sensação da empresa, parou de ser fabricado no Brasil e suas vendas despencaram. O carro, que custava cerca de 60 000 reais há dois anos, hoje não sai por menos de 110 000 reais.
Anderson ferreira
audi.com
revista exame

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