quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Pão de Açúcar & Casas Bahia



Semana passada foi anunciada a fusão entre os 2 grandes grupos. Abílio Diniz e Samuel Klein se juntaram para formar uma nova potência no varejo de móveis e eletros.


Minha opinião sincera é que o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) deveria vetar essa união, para defender a economia nacional, porque um grupo com o poder que terá essa nova empresa vai poder negociar com os fornecedores preços absurdos de tão baixos e dificilmente repassará esses descontos para os consumidores.


Vou exemplificar: a nova empresa vai até um fornecedor e avisa: "queremos comprar 200 mil televisores" o fabricante vai achar ótimo. "Mas "ai vem o balde de água fria," vamos pagar apenas R$ 500 por aparelho", mas o custo do aparelho é R$ 600 indaga o fornecedor. E o comprador da empresa da nova BIG empresa diz: só pagamos isso, ou é isso ou não é nada.


Ai para quem a empresa vai vender? Ponto Frio? Pertence ao Pão de Açúcar. Ricardo Eletro? Não tem cacique para disputar com o crédito fácil da Casas Bahia. Para a Casa & Vídeo? Já está na berlinda. Magazine Luiza? Hahaha.


Como você pode ver caro Leitor e Leitora, pode nascer uma nova empresa que vai desequilibrar o mercado, isso não é bom para o consumidor, mas é ótimo para os novos sócios.

Nenhum comentário:

TV- Anderson Economia

Watch live streaming video from andersoneconomia at livestream.com