sexta-feira, 17 de julho de 2009

A CRISE É DE CRÉDITO



Essa pela qual estamos passando é uma crise de crédito. Estive refletindo e colhendo algumas opiniões sobre a crise que muitos dizem ser financeira, mas na verdade de uma crise de crédito, excesso de crédito.
Todas as empresas crescem através do credito, isso é comum no 1º mundo. Por exemplo, nos EUA a pessoa mora em uma casa, com jardins maravilhosos, vários quartos, mas a casa na é dela, está hipotecada. O pai tem um carro, a esposa outro, o filho mais velho outro e ainda têm um trailer para fazer pique nique, todos financiados por bancos. A família ainda tem um barco para os passeios nas férias, também pertencentes a alguma financeira.
A abundância de crédito faz isso no 1º Mundo e como a inadimplência é pequena, o crédito só aumenta. “Já nas economias emergentes como o Brasil, o “bem sucedido” era aquela pessoa que possuía ‘POSSE”, por exemplo, a pessoa que tem 5 quitinetes alugados, que tem uma casa, um carro e um terreno. Pessoas nessas condições eram até invejadas, não era raro ver em carros adesivos do tipo “É VELHO, MAS É MEU” ou “É VELHO, MAS TÁ PAGO”.
Mas a Globalização fez o crédito expandir no Mundo emergente e no Brasil não é diferente, hoje temos pessoas que tem cartões de crédito que somado os limites chegam a equivaler 5 vezes o salário mensal delas, ou seja, se ela estourar o limite de todos os cartões de crédito vai ficar uns 8 meses para pagar (isso se não comer, se vestir e conseguir uma taxa de juros muito boa). Hoje a pessoa compra um carro importado e nem se preocupa como vai pagar o IPVA, a manutenção, o seguro, etc. Tinha montadora que vendia o carro financiado em até 72 prestações, isso mesmo Caro Leitor e Leitora, 72 prestações por um veiculo que em menos de 2 anos vai valer o equivalente a 50% do valor que foi pago. Até o mercadinho da esquina tem cartão próprio, o famoso “PRIVATE LABEL” administrado por alguma financeira, hoje para ter crédito não é preciso nem possuir renda, basta não estar devendo a ninguém (SPC ou SERASA).
CRÉDITO DEMAIS, PRUDÊNCIA DE MENOS = CRISE.
A Crise é de crédito, excesso de crédito.

Nenhum comentário:

TV- Anderson Economia

Watch live streaming video from andersoneconomia at livestream.com