terça-feira, 9 de junho de 2009

PÃO DE AÇÚCAR COMPRA PONTO FRIO.


O grupo Pão de açúcar anunciou na última segunda-feira a compra do controle do Ponto Frio por cerca de R$ 800 milhões.
Estive refletindo sobe as possíveis causas que levariam o lucrativo Grupo Pão de Açúcar comandado pelo empresário Abílio Diniz, a adquirir uma empresa que nos últimos anos andou para trás. Isso mesmo o Ponto Frio estava perdendo espaço para as Casas Bahia, Insinuante, Ricardo eletro entre outras. Erro na estratégia de marketing? Erro na estratégia de venda? Perda de Foco? Ou seria o conjunto de ações desastradas?
Não sei se você Caro Leitor e Leitora sabem, mas o Ponto Frio estava investindo em um segmento de alto valor desde o ano passado, algumas lojas foram montadas apenas com produtos Top de Linha, como TVs LCD acima de 40' e outros produtos voltados para um público que pode gastar mais de R$ 2.500,00 em casa compra, essas lojas estavam localizadas em shoppings e bairros da zona sul da cidade. (Ai apareceu à crise mundial e ninguém mais queria comprar TVS caras e nem computadores que custam acima de R$ 2.000,00).
O Ponto Frio teve um prejuízo de R$ 30 milhões no primeiro trimestre deste ano.
Vamos aos motivos pelo qual o Abílio Diniz com a sua visão de águia decidiu por investir no ponto Frio:
1- Ano que vem 2010 é ano de copa do mundo, estamos do país do Futebol então aumenta o número de compras de televisores.
2- A TV digital vai se tornar uma realidade, então você Caro Leito e Leitora deste BLOG com certeza vai trocar a sua TV por uma com tecnologia digital.
3- O Grupo Ponto Frio tem nome e isso significa poder de barganha junto a fornecedores, então vão conseguir preços competitivos e assim vão poder atuar combatendo a concorrência. (entenda Casas Bahia).
4- O Grupo Pão de Açúcar possui uma histórica parceria com a TAII financeira ligada ao Banco ITAU, então crédito para o consumidor não será problema.
5- O Governo Federal anunciou o programa “MINHA CASA MINHA VIDA” que vai construir cerca de 1 milhão de novas moradias, logo, quem tem casa nova tem mobiliar a casa.
6- No Brasil temos mais de 63 milhões de pessoas conectadas a internet (em casa, trabalho, lan house, bibliotecas e outros). Desse total apenas 25 milhões possuem acesso residencial, ou seja, quem acessa no trabalho ou em outro local, um dia vai querer acessar em casa e logo, vai comprar um computador.


(Como você pode ver, o Grupo Pão de Açúcar fez uma aquisição que se bem trabalhada vai dar muitos frutos, bater as Casas Bahia é a mesma coisa de achar que a REDE RECORD vai um dia passar a GLOBO, mas nada impede que o Ponto Frio seja líder em alguns segmentos. E Abílio Diniz sabe fazer isso muito bem, soube pelo menos aqui no RJ dividir bem: Sendas = Popular, Extra = Compras mensais, Pão de Açúcar= Cliente especializado melhor atendimento e produtos diferenciados.)

Nenhum comentário:

TV- Anderson Economia

Watch live streaming video from andersoneconomia at livestream.com