terça-feira, 10 de março de 2009

METRÔ DO RIO : 30 ANOS


É Caro Leitor e Leitora deste BLOG pouca gente sabe, mas o METRÔ da Cidade do Rio de Janeiro, está completando 30 anos agora em março de 2009. Então eu que gosto muito de pesquisar sobre obras que contribuiram para o desenvolvimento urbano, resolvi lançar a partir de hoje uma pequena pincelada sobre historia do metrô na cidade do Rio de Janeiro.
Em Março de 1979 iniciaram as operações do Metrô do Rio de Janeiro com apenas 5 estações: Praça Onze, Central, Presidente Vargas, Cinelândia e Glória, no horário de 9h às 15h.

Nos primeiros 10 dias, o sistema transportou mais de 1/2 milhão de pessoas, com uma média diária de 60 mil usuários. O maior movimento da operação foi na estação Cinelândia, com mais de 1/3 do total de passageiros. Na época, o Metrô funcionava com apenas 4 trens de 4 carros, com intervalos médios de 8 minutos.

Em dezembro do mesmo ano, a operação comercial ampliou suas atividades até às 23h, inclusive aos sábados.

No ano seguinte o sistema metroviário começava a ser ampliado com a inauguração das estações de Uruguaiana e Estácio. As 2 novas estações desencadearam uma demanda maior de passageiros, o que obrigou a empresa a aumentar o número de carros nos trens de 4 para 6.

A estação Carioca, onde circula o maior número de passageiros - mais de 80 mil por dia - foi concluída em janeiro de 1981. No mesmo ano foram inauguradas também as estações Catete, Morro Azul - hoje, Flamengo - e Botafogo. Ainda em novembro deste ano foi inaugurada a linha 2, que contava apenas com as estações São Cristóvão e Maracanã. Em dezembro, completando o trecho sul da linha 1, foi inaugurada a estação Largo do Machado.

Em 1982, começaram as inaugurações complementares do trecho norte, com o início das operações das estações de Afonso Pena, São Francisco Xavier e Saens Peña. Também em 1982, foi inaugurada a estação de Triagem, da linha 2, pelo então governador do estado, Chagas Freitas.
Quem diria heim....

Nenhum comentário:

TV- Anderson Economia

Watch live streaming video from andersoneconomia at livestream.com