sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

ENTENDA O CASO DA CASA & VIDEO


Para você Caro Leitor e Leitora deste blog que recebeu a noticia sobre a CASA & VIDEO eu venho agora fazer um pequeno resumo sobre como a empresa chegou ao buraco.


A rede de varejo tem cerca de 70 lojas, e Seis mil funcionários e um faturamento entorno de R$ 1,5 Bilhão por ano. Em novembro do ano passado a Empresa sofreu um duro golpe, a POLICIA FEDERAL fez uma apreensão de produtos contrabandeados que dariam para encher cerca 80 carretas, a policia afirmou que a empresa havia sonegado cerca de R$ 100 milhões nos últimos dois anos.


O esquema funcionava assim: existiam empresas ligadas ao grupo que importava produtos da China e não pagava impostos, logo essas empresas repassavam os produtos a CASA & VIDEO que fazia assim aquelas promoções malucas, 48 horas e outras. E dessa forma a CASA & VIDEO poderia fazer as promoções tranquilamente, pois se a fiscalização aparecesse, as empresas (laranjas) seriam punidas e não ela. Só para Você ter uma idéia quando as empresas importam algum produto incidem sobre os preços 20 % do IMPOSTOSTO DE IMPORTAÇÃO e logo depois incidem 10% de IPI. E a CASA & VIDEO sonegava isso, está certo que era indiretamente, mas ela era uma empresa que se beneficiava do esquema diretamente. Por isso 13 pessoas foram presas na operação, não sei se continuam presas, mas o fato é que a policia federal fez o papel dela. E ainda tinha o valor das mercadorias declarados nas notas fiscais eram subfaturados, ou seja, bem inferiores ao valor real.



E o que a CASA & VIDEO fez? Em Janeiro o então novo diretor da rede, anuncio que a empresa passava por dificuldades e que corria o risco de fechar lojas e ainda demitir cerca de 1600 funcionários. “isso não passava de pura chantagem, porque o governo federal fazendo de tudo para garantir os empregos no país inteiro por causa da crise, e o diretor anuncia isso, CARA- DE-PAU isso sim ele é. Na verdade ele queria que a fiscalização da PF fosse enfraquecida para voltar com o esquema que eles tinham”.


E olhem só o tamanho da esperteza desse povo. A CASA & VIDEO parou de aceitar cartões de crédito e de débito, agora é só à vista, e sabe por quê? Porque eles estão com medo que a justiça bloqueie as contas da empresa, e mais estão com medo que algum credor entre com uma ação contra a empresa e solicite o bloqueio das contas até o pagamento, coisa não muito difícil para os escritórios especializados, hoje em dia até a justiça do trabalho pode solicita o bloqueio de contas, então eles estão se precavendo, diga-se de passagem, que eu não tenho nada contra.


Agora eles solicitaram a recuperação judicial, e a empresa ganhou mais 180 dias de fôlego, ou seja, mais 180 dias para vender tudo o que eles têm no estoque, porque nenhum fornecedor vai dar crédito para uma empresa no buraco, e quando chegar ao final dos 180 dias vai anunciar a venda da empresa para o GRUPO DE AÇÚCAR ou até mesmo para a RICARDO ELETRO que pretende ter 70 lojas no Rio de Janeiro em 2009.


“A CASA & VIDEO é uma empresa que faz vergonha ao país, quem trabalha lá ou já trabalhou lá, sabe como é uma escravidão, não há o pagamento de horas extras, e os funcionários são obrigados a ficar após o horário praticamente todos os dias. E faz mais vergonha ainda no que diz respeito à sonegação de impostos, pilantra por pilantra é melhor ir para a Uruguaiana e comprar lá. Pelo menos eu sei que estou contribuindo com o contrabando claramente, ao invés de comprar na CASA & VIDEO e contribuir com o contrabando, com a sonegação de impostos, com a formação de quadrilha, com a exploração de funcionários e o pior ajudando meia dúzia de EMPRESÁRIOS SAFADOS A CONTRUIREM FORTUNA E DEPOIS DECLARAREM FALÊCIA E DESAPARECEREM DEIXANDO OS FUNCINÁRIOS E OS FORNECEDORES A VER NAVIOS”.

2 comentários:

Unknown disse...

Sabia Palavras usadas nessa materia ae...Eu ja trabalhei lah e pude ver de perto como o trabalho e puxado e como eles exploram as pessoas, esta certo q muitas pessoas cresceram realizaram sonhos trabalhando lah, mas as custa de uma corrupçao sem fim...A Mascara caiu..Chato e ter quer ver varios pais de familias desempregados, o justo paga pelo pecador, Esse deve seo o dilema da Casa e Video hj...

Daniel

Anônimo disse...

VOCE SABE O NOME DE ALGUM DIRETOR DA CASA E VIDEO?

TV- Anderson Economia

Watch live streaming video from andersoneconomia at livestream.com