quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

REDE ECONOMIA + MULTIMARKET = MAIOR REDE DO RJ.




Em uma negociação sem alarde, as redes de supermercados Rede Economia e MultiMarket acertaram uma fusão que cria o maior grupo do setor, em número de lojas, do Rio de Janeiro. A nova rede, que recebeu o nome de MultiEconomia, surge com 108 estabelecimentos, superando o grupo Pão de Açúcar, que conta com 99 lojas no Estado, com as bandeiras Pão de Açúcar, Extra, CompreBem, Sendas e Assai.




Segundo o diretor gestor da nova rede, Ronaldo Teixeira, os dois grupos são formados por associações de pequenos e médios supermercados, que operam sob uma gestão única de compra de mercadorias, logística e preço final. Teixeira conta que as negociações tiveram início em outubro, sendo concretizadas somente no final de semana. “A fusão visa aumentar a escala de compras com os fornecedores, reduzindo custos e gastos com logística. Nosso setor está cada vez mais competitivo e buscamos otimizar nossas operações”, diz.




Sem revelar o faturamento anual das redes, o executivo diz apenas que a fusão não envolveu desembolso financeiro de nenhuma das partes: “Foi apenas uma fusão. Ninguém comprou ninguém”, afirma. O executivo tenta desassociar o fechamento do negócio ao agravamento da crise econômica. “Esta já é uma tendência do mercado. A fusão não foi fechada por conta da crise, mas é claro que, com uma rede mais forte, estamos mais preparados para enfrentá-la”, diz. O maior poder de barganha do novo grupo e a redução nos gastos de logística já devem gerar, segundo Teixeira, economia de 5% a 10% nos gastos da MultiEconomia. “Os custos da integração serão poucos, cerca de R$ 4 milhões para adaptar as lojas à nova marca e identidade visual.”




A nova rede emprega 7,8 mil funcionários e tem lojas espalhadas por todo o Estado do Rio de Janeiro. O executivo afirma que, apesar da fusão, não haverá corte de pessoal. “Pelo contrário, pensamos em expandir e contratar mais gente”, diz ele. Teixeira se refere ao plano de abrir cerca de mais 30 lojas ainda este ano.

Nenhum comentário:

TV- Anderson Economia

Watch live streaming video from andersoneconomia at livestream.com