segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

RACIONAIS MC'S vão ser garotos propaganda da NIKE. E AGORA PERIFERIA?

RACIONAIS MC'S vão ser garotos propaganda da NIKE. E AGORA PERIFERIA?

ainda estou refletindo sobre o que dizer....mas fiquem com alguns artigos que foram publicados sobre o fato.

O grupo Racionais MC's é a nova estrela de uma campanha da Nike03/11/2008 - 00:46 hrs

Depois das críticas feitas pela jornalista Bárbara Gancia ao Hip Hop há cerca de um ano e meio, agora o movimento se vê perto de mais uma polêmica: O grupo Racionais MCs, sempre muito crítico à grande mídia, protagonizará nova campanha da Nike.
Os canais oficiais da Nike ainda não divulgaram nota confirmando o fato. Contudo, o até então rumor de que os Racionais farão uma propaganda sobre o futebol de rua promovido pela Nike tem causado grande repercussão pela internet. O jornalista Marcelo Mirisola foi um dos que não perderam tempo e fez duras críticas ao caso publicando uma matéria, cujo nome é "o rap da Nike". No artigo o jornalista critica diretamente Mano Brown e indiretamente o movimento Hip Hop.
O outro lado da moeda
Em adversidade à atitude dos Racionais, o rapper GOG, numa recente entrevista ao programa "Provocações" da TV Cultura, fez algumas ponderações a respeito da Nike. Questionado sobre qual foi a maior imprudência de sua vida, GOG respondeu: "servir em algum momento ao opressor... eu comprei dois tênis da Nike..."

fonte: CULTURA HIPHOP

O rap da Nike

Não se discute a autoridade de Mano Brown. Porta-voz da periferia que entorpece a classe média, ele - para dizer o mínimo - é a verdade, o código, o cara. Também é uma espécie de leão-de-chácara da Vila Madalena; os moradores da rua Purpurina e adjacências agradecem a Brown por manter a periferia longe das creperias, barzinhos e brechós que freqüentam; isto é, longe dos seus filhos que consomem uma periferia batizada (rap e cocaína inclusos), afinal , são todos irmãozinhos, e é bom que os "pretos pensem como pretos" - as aspas são minhas e o raciocínio é de Brown - e que tenham orgulho de seus puxadinhos lá longe, do outro lado da ponte João Dias. Há dois anos, Mano Brown dizia numa entrevista que estava feliz da vida porque os bares da periferia perdiam espaço para as pizzarias e salões de beleza. Esqueceu-se das Igrejas do Bispo Macedo, que deve ter vibrado com suas palavras. Mano Brown foi além. Tinha sonhos românticos. Ele sonhava com "a população ouvindo música nas ruas, fazendo academia, cuidando do corpo". Sua palavra é lei. Mano Brown foi condecorado por Lula. À época eu enxerguei voluntarismo, e muita demagogia. Quase sou linchado por apontar o dedo. Fui acusado de ser um mauricinho, disseram que eu não conhecia a realidade da periferia, e, entre recados sinistros e telefonemas anônimos, me aconselharam a calar a boca. A chapa esquentou pro meu lado. Eis que dois anos depois, leio a seguinte notícia: O grupo Racionais MC's é a estrela de uma campanha da Nike. Taí. Será que agora caiu a ficha? Um cara que sonha com a população ouvindo música nas ruas, fazendo academia e cuidando do corpo só pode ser revolucionário no Rubaiyat da Av. Faria Lima. Viva a Revolução das Periferias! Se é periferia tem talento. E se tem talento tem verba. Tem indicação para o Oscar. Tem droga para os filhos da diretoria. Tem alguma ONG pra administrar o negócio. O fato de o irmão de cor "se vestir melhor faz muita diferença", segundo Brown. Além de estúpidos "porque pretos não tem todos as mesmas idéias", Brown deve considerar que uma roupinha pode disfarçar a feiúra dos seus irmãos pretos. As declarações de Mano Brown não me espantam. O que me espanta é o medo e a veneração que a classe média tem por esse racista desastrado. Se eu fosse negro, o processava. Mas como sou um branquelo só me resta lamentar o espaço exagerado que a mídia - a despeito da aparente aversão dos manos - concedeu/concede a Brown, esse títere do desespero. A situação lembra muito os assaltos à mão armada: onde a vítima não tem opção diferente do jugo e da submissão. Os especialistas nos ensinam a não reagir.
O rap da Nike
fonte: DESTAKJORNAL

2 comentários:

Unknown disse...

É, meu caro, se for verdade tudo isso, tanbém estou decepcionado, mas calma... O Estado, ou a Folha, publicaram uma matéria que os Racionais estariam se rendendo à Globo e nada disso era verídico. Bom, de qualquer forma, quando se fuzila alguém como você fez, é uma atitude arbitrária. É fácil ser pedra, difícil é ser vidraça.

João Paulo disse...

Respeito GOG, e sua posição, pois ele tem respaldo pra falar qualquer coisa no âmbito de Hip Hop. Porém outros indivíduos como o jornalista Marcelo Mirisola, que publicou esse artigo na folha de São Paulo.


Os pretos e os marginais, não querem viver nas periferias para sempre, todos querem ascender, porem sem perder as origens e tendo consciências de suas atitudes. O caso Racionais – Nike, é normal eles são artistas e tem, músicos, fazem arte e necessitam de ganhar dinheiro assim como você!


Pra você que se diz critico, de não sei o que, te dou uma dica vá viver, ai depois que você viver ai sim você pode escrever. Até lá fique ai confinado no seu apartamento e na frente do computador, achando que pode conhecer a vida só vivendo de noticiários.

TV- Anderson Economia

Watch live streaming video from andersoneconomia at livestream.com