terça-feira, 4 de novembro de 2008

Fusão do Itaú com Unibanco II



O jornalista Paulo Henrique Amorim em seu Conversa Afiada, diz hoje que é errado dizer que houve uma fusão entre os bancos Itaú e Unibanco, que agora passam a se chamar Itaú Banco Holding. Segundo ele, “fusão é o que não houve “, numa referência a transação entre as duas instituições financeiras.


Paulo Henrique Amorim afirma que o Itaú, que vai ficar com 66% do Itaúbanco, abocanhou o Unibanco que terá apenas 33% de participação na Holding. Diz ainda que Roberto Setúbal [do Itaú] é quem vai tocar o Itaúbanco, ou seja, quem vai mandar de verdade, e que Pedro Moreira Salles [do Unibanco] vai apenas dirigir o Conselho de Administração.


De acordo ainda com Paulo Henrique Amorim, o Unibanco já estava pra ser engolido pelo Bradesco, quando mandavam Antenor Aguiar e Walter Moreira Salles. “Desde então não tinha músculo para enfrentar o Bradesco e o Itaú. A inflação e os juros altos do Banco Central deram uma sobrevida ao Unibanco.


Com a dificuldade de sucessão no Unibanco, e a maciça profissionalização do Itaú, ficou claro quem iria ganhar a guerra”. E alerta: “O Bradesco não vai ficar parado”.

Nenhum comentário:

TV- Anderson Economia

Watch live streaming video from andersoneconomia at livestream.com